quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mito das Orquídeas e o Parasitismo

Mito 

Desculpe mais preciso tentar acabar com este mito que as orquídeas são parasitas de arvores, isso não é verdade não. Explico porque! A familia das orquídaceas são separadas em três tipos de hábitos de vida que os são: terrestre, epifitismo e rupícula. Que no caso em questão seria o epifitismo que é algo comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço não permite que plantas herbáceas prosperem sobre o solo. Desta forma, certas espécies que conseguiam germinar sobre a casca das árvores devido o processo evolutivo de milhares de anos se alojaram acima do nível do substrato "solo" e hoje são encontrados milhares de espécies com este hábito que nada mais é que se fixam no súber “casca” tecido superficial dos troncos e galhos de uma arvore para receber mais luz solar e umidade com mais facilidade do que se tivessem diretamente no substrato. Dispõem de sistemas específicos para absorver umidade do ar e extração de alimento e sais mineral que é retirando da poeira que recai sobre si e absorvendo a matéria orgânica em decomposição disponível. As raízes possuem um tecido esbranquiçado composto de células mortas chamado de velame aonde é encontrado um fungo microscópico conhecido como micorrizas, seres saprofíticos que se encarregam de transformar a matéria orgânica morta em sais minerais, facilitando a absorção para a orquídea e em troca o fungo recebe seiva elaborada cheia de açúcar este processo na natureza é conhecido como simbiose associação de dois organismos que vivem em comum acordo.
Resumindo o vegetal que possui habito de epifitismo e suas raízes superficiais não absorvem a seiva bruta nem elaborada da planta hospedeira por isso não há qualquer relação de parasitismo. Ou seja, a presença de epífitas não prejudica o hospedeiro tanto que se a arvore morrer e tiver na mesma orquídeas que toleram sol pelo, elas continuaram sua vida sem qualquer problema.
A incidência de espécies epífitas diminui à medida que se aumenta a distância para a
 linha do Equador, ou afasta-se das florestas úmidas para áreas mais secas.
As orquídeas tem cerca de 800 gêneros e 35.000 espécies e aproximadamente 100 híbridos que estão presentes em todos os continentes. Alguns exemplos de epifitismo são: orquídeas, bromélias, samambaias, costela de adão, cactos entre outras.


Ver Foto do Microscópio

2 comentários:

  1. minha orquidea esta com a folha muito amarela,gostaria de saber se isto eé um fungo??e se transmite.

    ResponderExcluir
  2. ola Dayanne acredito que não seja fungo não ok, porem teria que ver a foto, mais se a folha q esta amarela for da traseira e normal pois td um dia morro ok se tiver mais duvidas me add no msn ok segue o end orquidariomanaideverde@hotmail.com grande abraço

    ResponderExcluir