sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como Esterilizar Substrato

Como Esterilizar o Substrato

Primeiramente pegue um recipiente de plástico que suporte alta temperatura e de preferência com tampa. Coloque o substrato a ser esterilizado no mesmo. O substrato tem que ficar um palmo abaixo da borda do recipiente.
A medida usada é duas colheres de sopa de cloro liquido ”água sanitária” para cada litro de água. Como proceder: colocar no recipiente somente o substrato e em seguida despeje o cloro.

Modo de preparo

Ferver a medida de água ate levantar fervura, antes de desligar, esperar mais cinco minutos. Após isso jogar a água no recipiente aonde se encontra o substrato já com o cloro e fechar o mesmo. Após isso esperar cerca de 30 minutos. Quando acabar este processo lavar o substrato cerca de cinco vezes antes de usar, para retirar o cloro.

Observação

Se perceber que o substrato esta com cheiro muito forte de cloro, jogue no recipiente novamente e coloque o equivalente de água a mesma quantidade de álcool 92 volumes e deixe de molho por cerca de 20 minutos. Após ter feito isso lavar o substrato novamente três vezes para a retirada do álcool.

Atenção Informações Indispensáveis Leia Antes de Fazer

• Não deixar o cloro no sol, pois o mesmo é fotossensível e perderá o seu efeito ativo.
• Não utilizar este processo em recipiente metálico junto com o cloro, pois estará provocando uma reação em cadeia dentro do recipiente.
• Cuidado durante a esterilização para não inalar o gás de cloro, quando é colocado a água fervente, pois é tóxico. Por este motivo se usa a tampa.
• Nunca utilize o substrato sem esterilizar, pois o mesmo vai acabar prejudicando o crescimento de sua planta ou ate provocando sua morte.

4 comentários: