sábado, 16 de agosto de 2014

Plantas Sazonais e sazonalidade em Orquídeas

 “Sazonalidade” significado: Que tem em determinadas época do ano.     

Todo mundo conhece alimentos sazonais mais não sabe que seria a sazonalidade! Se estivermos falando de alimentos alguns exemplos como; morangos, melão amarelo, ameixa, cereja, abacate e entre outros. Só encontramos em determinadas estações do ano e em outras não. Porem hoje em dia com a tecnologia agrícola associados com produtos químicos e transgênicos, algum alimento como milho pode ser comprado praticamente o ano todo.

Já nas orquidáceas a sazonalidade não segue esta regra,  esta associada com a saúde, explico como nos gêneros Dendrobium, Pleione, Calanthe, Catasetum entre outras espécies tem um ciclo de sazonalidade, e não vai estar linda e bela o ano todo!

Primeiramente a dormência, crescimento celular meristemático, crescimento vegetativo do broto ou gema, formação do pseudobulbo e folhas entrando na época de se alimentar através da fotossíntese, depois as folhas amarelam e caem ficando somente o pseudobulbo. A planta se prepara para floração crescimento da haste floral e florescimento, depois voltando ao inicio do ciclo entrando novamente em dormência.


A falta de conhecimento é um grande problema, pois algumas pessoas acabam não comprando a espécie achando que a mesma esta morta! Porem isso não e verdade como explicado anteriormente, isso não é uma regra mais acontece em algumas espécies. Então procure pesquisar sobre a planta desejada ou se informe antes de reclamar que sua planta foi comercializada morta! Lembre-se que em orquídeas uma planta vistosa e verdinha nem sempre segue esta regra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário