domingo, 13 de fevereiro de 2011

Agua

Água "Solvente Universal o Futuro Ouro Liquido "

Água substancia liquida, incolor, inodoro e límpida produto da reação entre dois elementos químicos da tabela periódica os quais são Hidrogênio (família 1A) e Oxigênio (Família 6A) mais sais. Elemento solvente universal é único que se encontra nos estados liquido, solido e gasoso.

Água é fonte da vida primaria e essencial para existir qualquer forma de vida, pelo menos neste planta chamado terra. Não importa quem somos ou o qual papel estamos na cadeia alimentar nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto é essencial para nossas vidas.

A água provavelmente é o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores sociais, culturais e religiosos agregados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies como vegetais e animais e de vários bens de consumo final e intermediário.

Segundo estatísticas, 70% do planeta são constituídos de água, sendo que somente 3% são de água doce e disponível, desse total 98% está disponível no subterrâneo. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível dulcícola é imprópria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente no nosso planeta. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.

Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:

- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não tem acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade o ouro liquido.

A Agua no Brasil

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água dulcícola da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.

Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.

Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

Então seres humanos ditos topo de cadeia comecem ter a consciência ecológica e ambiental e comece a tratar seu planeta melhor para que as futuras gerações tenham um planeta para habitar hoje em dia para quem mora em grande centros urbanos o problema com a água verso enchente verso doenças tem aumentado em uma proporção catastrófica como de exemplo o de São Paulo e o Rio Tietê com a sedimentação do lodo no fundo da calha que tem mais que doenças e poluição como metais pesados que se ingerido por plantas depois por animais ate para em nossos estomago e englobando em nossas molécula ate atuar em nosso sistema nervoso provocando problemas psicológicos e motores ou provocando um câncer ou doenças menos agressiva mais de importância como: parasitoses, viroses, infecções e lesões dermatológicas.    Então não esqueça que o lixo do seu chiclete ou bala predileta sozinho não faz muito diferença mais numa região populosa aonde existe este tipo de habito e a falta dos verde somando com o solo impermeabilizado vai trazer a água de um rio poluído com estas substancias ate a sua casa e o papel de seu chiclete se não for desta forma quando for para seu serviço em um coletivo desta forma a água em questão que não e absorvida pelo solo deixa o morto vocês sabem que a água que é absorvida pelo solo abastece águas subterrâneas, lençóis freáticos e alimentam novas nascentes então será que a reserva que temos neste solo de são Paulo será boa para dar para seu bebezinho recém nascido pense que nos somos o que comemos digo que ingerimos.

Pequenas Soluções

Investimentos em casas mais ecologias com aproveitamento da luz do sol, descargas com bacias acopladas, reaproveitamento da água de lavagem de mãos e banho para a descarga, placas solares e equipamentos mais econômicos e se atentar a equipamentos que ficam em stand by devem ser desligados e só ligados na hora do uso mesmo, tomar banhos mais rápidos e lembrar-se de fechar a torneira durante a escovação.

Incentivos a reciclagem de matérias sólidos e líquidos como o óleo que apenas uma gota contamina 100 litros de água, porem podem ser reutilizado par afazer sabão e nosso lixo sólido separados para catadores que dependem deste material para sobreviver com isso evitamos que este lixo seja disposto e acondicionado em aterros sanitários ou pior em lixões, contaminado novamente nosso solo e água de luta de ambientalistas fervorosos, passando a representar um sério problema de saúde pública e social.

Incentivos a educação e cultura com melhores condições de estudo e cultura como exposições, seminários e afins assim aumento da cultura e educação.

Anexos

Exposição água na oca parque Ibirapuera

Documentário do lixo a arte

ONU diz que acesso à água potável é direito humano

2 comentários:

  1. achei por um acaso, sua pagina e achei muito interessante e com tamanha riqueza em informações eu quero me expecializar só em VANDAS pois elas me facinam,no breve futuro gostaria de trocar umas idéas

    ResponderExcluir
  2. ok Geninho se quiser alguma informação me add no msn ok segue o end orquidariomanaideverde@hotmail.com grande abraço

    ResponderExcluir